Painel de partículas de baixa densidade ou placa de fibra de média densidade?

Esses são os significados das famosas siglas MDP e MDF.

Quando alguém decide comprar um móvel novo, os dois aparecem para gerar dúvida na cabeça de todo mundo. Qual é melhor? Onde um é melhor que o outro? Eles possuem muitas diferenças? Calma! Vamos tirar suas dúvidas. Acompanhe.

Em primeiro lugar, você precisa entender que eles são diferentes. Ambos são derivados da mesma madeira (eucalipto e pinus) e são fabricados pelo mesmo processo tecnológico. Aqui estão algumas diferenças:

MDP: ele é composto por três camadas: duas finas na superfície e uma grossa no miolo. Com essa composição, o produto ganha uma grande resistência estrutural.

Ou seja, colocar e remover parafusos são tarefas simples, além do mais, com essa mistura, o material se torna mais leve.

O MDP é criado através de um processo com alta temperatura e pressão, deixando-o com uma alta resistência. Com isso, ele se torna perfeito para prateleiras lineares, superfícies planas e que não tenham cortes, gavetas, portas e os famosos painéis de televisão.

O MDP é a evolução do compensado.

MDF: é uma madeira que permite muito mais criatividade no design. É muito mais fácil aplicar cortes nela e a usinagem em baixo relevo.

Essa madeira é comercializada de duas maneiras: com revestimentos ou completamente natural. É bem comum encontrá-la no mercado com uma variedade de cores.

Pela possibilidade de alteração, o MDF é bastante utilizado e recomendado para decoração, artesanato, construção civil e fabricação de móveis.

Mas qual a principal diferença entre os dois?

É simples. A principal diferença entre o MDF e o MDP é a estrutura interna.

O MDF tem a grande vantagem de ser um material mais maleável, que permite alterações e formatos diferentes sem danificações.

O MDP, com as camadas finas e a grossa no miolo, possui uma resistência maior. Ou seja, usa-se ele em portas, prateleiras, gavetas, armários e painéis resistentes para colocação de objetos e utensílios.

Onde usá-los? Aí vai depender da estrutura do seu ambiente e de como deseja posicioná-los. Para definir isso, a nossa equipe é especialista. Basta entrar em contato!