Que os móveis planejados trazem inúmeras vantagens para os cômodos da sua casa, você já deve saber, não é mesmo? Aqui no blog da Móveis Cé nós já mostramos várias dicas de como utilizá-los para otimizar o ambiente da sua sala, cozinha e até mesmo do closet que você pode ter no seu dormitório.

Mas você já sabe como fazer a higienização da maneira correta, sem danificá-los? Se ainda não, leia o artigo que preparamos para você aumentar a durabilidade das peças e ainda deixá-las sempre limpas!

Evite alguns erros comuns e garanta maior durabilidade!

O primeiro passo para que você não comprometa o seu móvel, é esquecer a água e certos produtos de limpeza. O uso contínuo de panos umedecidos, por exemplo, pode ser muito prejudicial as peças, pois a madeira é o elemento principal dos móveis. Portanto, madeira e umidade não são uma boa combinação!

Quanto aos produtos de limpeza, a atenção deve ser redobrada. Alguns componentes químicos, presentes nas fórmulas, podem ter alto poder de corrosão. Resultando em um estrago imediato na superfície do seu móvel e, que, em algumas situações, pode não ter solução!

Produtos naturais, como vinagre, limão e sal devem permanecer longe das peças. Assim como esponjas, palhas de aço e demais objetos com ponta que podem riscar e marcar o seu móvel.

Confira abaixo algumas dicas importantíssimas para você não errar na limpeza dos móveis planejados de acordo com o tipo de revestimento e os detalhes presentes em cada peça.

Limpeza de móveis com tampo de madeira

Armários, portas e tampos de madeira

Evite deixar a poeira acumular na superfície, isso além de tirar o brilho do móvel, ainda traz um aspecto envelhecido com o passar do tempo. Ao limpar a peça, opte por usar um pano levemente umedecido, jamais encharcado! Após passar o pano em todo o móvel, seque muito bem a superfície com um pano seco.

Caso o seu móvel planejado apresente algumas manchas mais resistentes e que necessite de um esforço maior para ser limpo, você pode umedecer um pano com sabão neutro, não alcalino, e água. Quer outra opção? Você pode utilizar também um pano com álcool e água, apenas. Após passar a solução pela superfície, seque muito bem com um pano seco.

Outra dica importante: não borrife água diretamente no interior dos armários. Por mais vedados que sejam os cantos e junções, a água acumulada pode causar infiltrações e danificar a estrutura dos móveis.

Cuidado na limpeza das peças em Lacca e em Vidro

Cuidado na limpeza das peças em Lacca e em Vidro

Nas peças em Lacca, utilize sempre um pano macio para retirar apenas o excesso de poeira. E o mais importante, jamais utilize produtos de limpeza ou álcool puro nesse tipo de peça!

Já nos vidros, a limpeza deve ser feita sempre com água e detergente neutro. Você pode até utilizar um limpa-vidros, mas fique atento, evite pulverizar o produto diretamente na superfície. Ao fazer isso, o vidro do seu móvel corre sérios riscos de ficar manchado!

Limpeza nos acessórios dos móveis

Atenção aos acessórios!

Nos puxadores, evite o uso de materiais abrasivos para a limpeza das peças. Portanto, esqueça as esponjas, elas podem riscar de vez esses elementos. As dobradiças devem ser limpas apenas com um pano seco.

Lembre-se que elas possuem uma camada protetora de óleo, essenciais para o bom funcionamento da peça! Portanto, jamais faça uso de álcool nas ferragens, bem como qualquer outro tipo de produto químico.

E uma dica valiosa: em ambientes e localidades com excesso de umidade ou maresia, redobre os cuidados com a limpeza e manutenção das ferragens!

Com a Móveis Cé você fica por dentro de ótimas dicas para manter por longos anos a qualidade e beleza dos seus móveis planejados! Não deixe de seguir acompanhando o nosso blog!