A iluminação LED vem ganhando cada vez mais o coração dos clientes que desejam agregar mais beleza e funcionalidade aos móveis planejados. A grande vantagem desse tipo de iluminação é que seu uso é responsável por economizar energia, pois gasta 20% a menos do que as lâmpadas fluorescentes, garante mais durabilidade e clareia o móvel com muito mais eficiência. 

Assim como os móveis, a iluminação também precisa ser planejada, afinal cada móvel exige um tipo de iluminação e temperatura de luz diferentes. Quer saber como utilizá-las da melhor maneira? Acompanhe nosso artigo e saiba como melhorar a decoração aplicando iluminação LED nos seus móveis planejados.

Mas, afinal, o que é iluminação LED?

Antes de falarmos em decoração, é preciso entender mais sobre o material que estamos falando. A sigla LED vem de Light Emitting Diode ou Diodo Emissor de Luz, em português. Esse material permite que seja possível sua aplicação em locais úmidos, como cozinhas e banheiros, atuando também na segurança, pois não oferece risco de choques ou queimaduras por meio do contato.

Uma de suas características é sua versatilidade, uma vez que pode ser usado em vários formatos, como fita, mangueira, placa e lâmpada. Devido ao fato de sua placa eletrônica ser flexível, sua aplicação torna-se possível em móveis de diferentes formatos, como cabideiros, por exemplo. Até mesmo sua instalação é feita de forma prática e simples, por vezes não necessita de fiação e pode ser aplicada depois do móvel já pronto.

Para tornar a iluminação do seu móvel ainda mais funcional, é possível contar com a tecnologia sensor de movimento. Isso quer dizer que além de clarear melhor o ambiente, a luz será acionada e desligada automaticamente conforme a sua proximidade, otimizando o seu consumo de energia. Acompanhe o artigo e saiba como utilizar essa tecnologia nos seus móveis planejados.

Como utilizá-la em cada ambiente?

Um dos móveis onde mais se utiliza a iluminação LED é o guarda-roupa, isso porque é o móvel que necessita de uma iluminação específica que também incide diretamente sobre as roupas. Dessa forma, é possível visualizá-las de forma fiel na hora de se arrumar. Nesse caso, a iluminação LED deve ser branca, pois não modifica as cores e detalhes das peças.

Closets e guarda-roupas são a oportunidade perfeita para a instalação de sensores de presença, afinal é o melhor modo de otimizar a economia de energia e facilitar ainda mais o seu dia a dia. Outra novidade importante, é a iluminação LED colorida, que pode ser instalada no roupeiro infantil caso você deseje tornar o quarto do seu filho mais interativo. Se você deseja esse tipo de iluminação no seu roupeiro, não esqueça de pedir spots de embutir à equipe da Móveis Cé.

Os spots de embutir também são ideais para nichos na cozinha e quartos, além de serem ótimos quando instalados em gavetas.

Para os clientes que desejam atribuir mais funcionalidade à escrivaninha do escritório, é possível utilizar uma fita LED acima do móvel onde se costuma trabalhar. Assim, não é necessário ter uma luminária ocupando mais espaço na escrivaninha, podendo iluminar uma área mais ampla. A mesma lógica pode ser aplicada na cozinha. Isso porque, normalmente, a bancada, onde os alimentos são preparados, possui um armário superior que pode bloquear parcialmente a incidência de luz. A instalação de uma fita LED abaixo desse armário superior pode facilitar e muito o preparo e manuseio de alimentos.

No entanto, é indicado que você procure o auxílio de profissionais, pois cada móvel possui um material distinto e, portanto, tem especificações distintas para a instalação de iluminação LED. 

Você não vê a hora de ter móveis planejados com sofisticação intensificada pela iluminação LED? A Móveis Cé pode fazer o projeto personalizado, levando em consideração seus anseios e suas necessidades. Visite nosso site e entre em contato com a nossa equipe.