A tendência de móveis coloridos vem reinventando a máxima “menos é mais”, que define tons neutros como a fórmula certa para não errar na cor dos móveis planejados. Cômodos como a sala e a cozinha ganharam um aspecto ainda mais pessoal e dinâmico, dessa forma, a necessidade por tornar esses ambientes um pouco mais “animadores” vem criando forma.

Ao contrário do que alguns de vocês podem imaginar, os móveis coloridos não são necessariamente bregas ou “cafonas”, é possível usá-los na medida certa para que tornem seu ambiente ainda mais sofisticado e harmônico. Quer descobrir como? Continue lendo.

Use na medida certa

Se quando falamos em móveis coloridos, você imaginou um cômodo com móveis completamente de uma cor, você pensou alto demais. Para tornar um ambiente agradável, é preciso que as cores e texturas sejam intercaladas, de modo que o ambiente não seja sobrecarregado. Para isso, a cor branca é muito utilizada. Ela mantém o equilíbrio entre as cores e promove a sensação de tranquilidade que sempre buscamos num projeto de móveis planejados.

As cores mais usadas são o vermelho, o amarelo, o azul esverdeado e o verde azulado. Ambientes pequenos precisam de um cuidado maior, se você abusar dos móveis coloridos, pode gerar a sensação de que seu cômodo é menor.

Não esqueça das paredes

É essencial que você também leve em consideração a cor das paredes do cômodo. Se a sua intenção é dar mais destaque aos móveis coloridos, as paredes devem possuir uma cor mais clara e lisa. Assim é possível garantir que os móveis coloridos não percam o seu destaque e beleza, além de conferir um visual mais discreto.

Complemente a decoração

Os acessórios podem complementar a decoração, sendo mais uma forma de diluir a concentração de móveis e acessórios coloridos. Assim, é mais fácil evitar o pesadelo do excesso de cores no ambiente. Intercale as cores entre os móveis e acessórios como cortina, tapeçarias e espelhos. Uma ótima alternativa é usar peças antigas em madeira clássica, enquanto sofás e alguns móveis planejados destacam-se com uma cor diferente.

Dessa maneira, é possível manter uma decoração equilibrada. O segredo é usar esses acessórios para criar pontos de destaque. Por exemplo, é possível ter uma porta colorida no armário combinando com a bancada, ou a cor da cadeira. E o melhor de tudo é que você é livre para criar a sua combinação.

Como escolher a cor?

Você precisa se perguntar se o objetivo é dar um pouco mais de vida ao ambiente, sem ousar tanto, ou ainda, se você realmente pretende arriscar. Se a sua resposta for a primeira opção, cores como bordô, ou tons pastéis podem ser uma ótima escolha. Já em relação a uma intenção mais ousada, você precisa tomar cuidado para não misturar mais de uma cor vibrante. Isso porque, você pode acabar caindo no erro de adicionar muita informação ao espaço, tornando-o mais pesado. Para promover a sensação de harmonia, busque escolher cores que são complementares entre si ou análogas, de acordo com o círculo cromático.

Agora que você já sabe como é possível ousar nos móveis coloridos, ou ainda se manter discreto mas com um pouco mais de vida, que tal se dar a chance de renovar o visual do seu lar? A Móveis Cé está aqui para tirar as suas dúvidas e executar o seu projeto de móveis planejados com perfeição. Acesse o site e confira!