Você já deve ter ouvido falar muito sobre a ergonomia no ambiente de trabalho, mas você sabe o que significa e para que serve? A ergonomia é a relação entre o ser humano e o ambiente no qual ele está inserido no seu dia a dia. Esse conceito se manifesta por meio de normas que gerenciam como cada coisa deve ser, inclusive os móveis. Assim, o conceito pode resultar no planejamento de móveis que levam em conta nossas atividades. Dessa forma, além de confortável, o móvel se torna funcional e seguro para a nossa saúde.

Se a produção de móveis não levar em conta o planejamento ergonômico, a falta de funcionalidade pode gerar acidentes. Ou seja, o formato do corpo humano e o fato de que sempre estamos em movimento, além de outros aspectos, devem ser considerados na produção.

Ergonomia dos móveis de escritório

É no escritório que passamos muitas horas do nosso dia. Você pode estar trabalhando de casa, mas mesmo assim você deve ficar atento a essas normas. São elas que garantem o seu conforto e a saúde do seu corpo.

Nesses tipos de móveis, deve-se levar em conta a postura de quem está trabalhando. Ao cuidar da postura, pode-se evitar uma série de complicações futuras como, lesões musculares, problemas na coluna etc.

Por isso, é importante que a cadeira tenha regulagens que possibilitem sua adequação à postura de cada pessoa, fazendo com que seus braços e pernas trabalhem em harmonia. E é claro que a altura da cadeira deve se alinhar ao tamanho da mesa, que também deve estar na altura ideal. Dessa forma o pescoço fica alinhado de forma adequada, sem correr o risco de sofrer lesões e evitando o desconforto de passar horas com o pescoço inclinado.

Aplicação da ergonomia em ambientes residenciais

Mesmo sendo muito importante nos ambientes de trabalho, a ergonomia também se faz presente nas residências, em atividades domésticas, como cozinhar.

Os móveis fabricados para a cozinha, devem ser planejados pensando na facilidade desde o preparo dos alimentos até a limpeza após o preparo concluído.

Isso quer dizer que, ao optar por móveis planejados, há muito mais vantagens. Por exemplo, é possível calcular o espaço necessário para abertura das portas dos armários, assim como a altura em relação ao piso. Tudo isso contribui para a boa funcionalidade dos móveis.

Detalhes como a distância entre o balcão e a geladeira podem facilitar na hora de levar a comida até o balcão, no preparo, ou na hora de servir. Isso tudo pode ser pensado com os móveis planejados.

Claro que a altura de alguns móveis tem um padrão médio geral, mas também é possível fabricar o móvel de acordo com o que é melhor para você. Inclusive, pessoas como idosos e cadeirantes, que têm necessidades específicas, ficam mais independentes com os planejados.

Muita gente encontra dificuldades na hora de encontrar móveis que combinam entre si e posicioná-los em um cômodo. Esse caso acontece principalmente nas salas, onde é necessário saber o lugar ideal para colocar o sofá e o rack, por exemplo. Tudo isso pode ser descomplicado com o auxílio de um projeto de móveis planejados.

Ao calcular o tamanho e o local exato de posicionar cada componente do cômodo, é possível ter uma sala harmoniosa e espaçosa, sem perder o conforto e a funcionalidade.

Todo esse planejamento também não poderia deixar os quartos de fora, afinal, é um dos cômodos em que mais nos sentimos à vontade. Por isso, a cama deve ser produzida de forma a se adequar à altura de seu dono. No caso de idosos ou crianças, a cama deve ser feita mais baixa, assim não há risco de quedas bruscas, além de possibilitar que os pés encostem no chão na hora de sentar.

Em suma, é possível compreender, a partir dessas informações, o quanto a ergonomia é importante em nossas vidas. Tão importante, que não poderíamos deixá-la de fora do nosso lar. Afinal, é onde queremos passar momentos de plena felicidade com quem amamos. Com móveis planejados, é possível aproveitar cada cantinho de casa, sem afetar a saúde do nosso corpo.

Quer contar com a melhor equipe para fabricar seus móveis com uma qualidade incrível? Mande uma mensagem para nós!