Ter um ambiente formado por móveis planejados é o sonho de qualquer pessoa, não é verdade? Além de trazer mais beleza e elegância para os espaços onde são instalados, essas peças são responsáveis por dar mais praticidade a vida dos moradores da casa e funcionalidade a espaços que geralmente são mal aproveitados.

Mas, para manter a estética dos seus móveis por muito mais tempo, é necessário tomar alguns cuidados bem simples, mas que fazem toda a diferença no fator durabilidade. E o melhor, todas as dicas que nós vamos falar por aqui não vão tomar nem um minuto a mais da sua rotina. Quer entender quais são esses cuidados? Confira o que a Móveis Cé separou para você!

Muito cuidado com o calor e a umidade

Altas variações de temperatura também podem diminuir e muito a vida útil dos seus móveis, principalmente quando expostos por muito tempo sob condições de calor intenso ou forte umidade. Quanto mais ventilado o ambiente estiver, melhor! Porém, todo o cuidado é pouco no momento de instalar os seus móveis planejados em varandas, áreas gourmet e outros locais com exposição direta aos raios solares. Procure proteger os móveis dos raios com o uso de cortinas, por exemplo.

Já em relação à água, evite ao máximo colocá-la em contato com a superfície do seu móvel. Lembre-se que MDF laminado e água não combinam. Por isso, jamais borrife ou jogue água diretamente sobre eles. Para móveis planejados que vão até o chão, o cuidado deve ser redobrado, pois na hora de limpar o piso ou aplicar qualquer outro produto de limpeza, é fundamental que esses elementos não entrem em contato com o móvel. Por mais vedados que sejam os cantos e junções, a água acumulada pode causar infiltrações e danificar a estrutura do seu móvel planejado ao longo do tempo.

Evite a sobrecarga

Cada móvel é projetado para satisfazer as suas necessidades. Mas, é fundamental observar que cada peça possui limitações de peso, suporte e abertura. Para que você os mantenha do jeitinho que você adquiriu, é importante respeitar esses limites. Tenha atenção ao peso máximo de carga que o seu móvel pode suportar. Quando esse limite é excedido, algumas partes do seu móvel podem envergar com o passar do tempo. Portanto, aqui vai uma dica: distribua o peso para evitar sobrecargas em um único ponto da peça.

Quanto às dobradiças dos armários, lembre-se que cada uma possui um ângulo máximo de abertura. Evite forçar esses limites, caso contrário, os sistemas de articulação da peça podem ser danificados e comprometer o seu funcionamento. As portas dos armários também devem ser poupadas do peso em excesso, para evitar que entortem. Já nas gavetas, muito cuidado para não guardar objetos muito pesados, afinal, elas não costumam lidar bem com um peso maior do que seus trilhos são projetados para suportar.

Como realizar a limpeza correta do móvel

Para a limpeza do seu móvel planejado, aquela conhecida frase de que “menos é mais” faz todo o sentido. Um simples sabão neutro já é capaz de limpar bem a superfície sem estragar. Destine um pano exclusivo para a limpeza das suas peças e, no momento da limpeza, deixe o pano seco ou úmido, jamais encharcado! Quanto aos produtos corrosivos, deixe-os bem longe do seu móvel planejado.

Como limpar os acessórios

Agora que você já entendeu como conservar a madeira do móvel, chegou a hora de entender como cuidar dos seus acessórios, sejam eles puxadores de metal, tampos de pedra ou portas de vidro. Para as portas de vidro, basta o uso do álcool 70% (encontrado em gel) específico para limpeza, mas não se esqueça, sempre evitando o seu contato com a madeira. Quanto aos acessórios de metal, não deixe produtos corrosivos próximo desses materiais, pois eles podem comprometer a durabilidade das ferragens. Produtos químicos, como cloro para piscina e similares, também devem estar longe das peças.

A limpeza de granitos e mármores costuma ser mais simples. Para isso, você pode utilizar apenas um pano úmido e esponja com sabão neutro. Jamais utilize palha de aço para tentar retirar algum tipo de mancha. Se optar pelo granito, tenha em mente que ele é mais poroso e por isso há maior chance do aparecimento de manchas. Para evitá-las procure usar pedras mais escuras que diminuem a probabilidade delas aparecerem.

Redobre a atenção e evite as pragas

Pragas de madeiras e MDF laminados são os maiores inimigos do seu móvel planejado. Mais um motivo para que o ambiente onde os móveis serão instalados esteja sempre limpo e bem arejado. Já o uso de madeiras de reflorestamento nos móveis planejados requer atenção redobrada. Caso o ambiente onde você deseja colocá-lo já tenha algum outro móvel, verifique se ele sofreu alguma avaria por conta das pragas.

Em muitas regiões do país, a presença de cupins e insetos é bastante comum. Se esse for o seu caso, considere usar algumas técnicas de preservação contra essas pragas. A umidade também pode fazer aparecer os temidos fungos. E lembre-se, o contato direto com móveis já infectados podem criar problemas sérios para a peça em um intervalo muito curto de tempo. Então, nada melhor que incorporar alguns cuidados simples na sua rotina para manter seus móveis planejados muito bem cuidados!

Agora que você já conhece todos os cuidados para manter a beleza e a funcionalidade de um móvel planejado, que tal realizar um orçamento com a Móveis Cé? A nossa equipe está aqui, pronta para lhe atender com a atenção que você merece!